terça-feira, 15 de março de 2016

Caracterização das bacias hidrográficas


  • A bacia hidrográfica é definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.
  • A bacia hidrográfica do Rio Guadiana abrange uma superfície total de 66 800 km2, dos quais 55 220 (83%) em Espanha e 11 580 (17%) em Portugal. É a quarta maior bacia hidrográfica da Península Ibérica, depois das bacias do Douro, Ebro e Tejo.

Figura 17- Bacia Hidrográfica



  •   A bacia nacional do Guadiana encontra-se delimitada a Norte pela bacia do rio Tejo, a Sul pelo Oceano Atlântico, a Este pela fronteira e a Oeste pelas bacias dos rios Tejo, Sado, Mira e Arade, estendendo-se pelas unidades morfoestruturais correspondentes ao Maciço Antigo e à Orla Meridional Algarvia. 


  •   O rio Guadiana nasce nas lagoas de Ruidera em Espanha, a 1700 m de altitude, desenvolvendo-se ao longo de 810 km até à foz, no oceano Atlântico, junto a Vila Real de Santo António. 

  •   Em Portugal, o rio tem um desenvolvimento total de 260 km, dos quais 110 km delimitam a fronteira. O perfil longitudinal do rio apresenta-se, de um modo geral, muito regular, existindo, contudo alguns acidentes importantes, sendo o mais notável a larga planície aluvial onde o rio se espraia, entre Mérida e Badajoz.

  •   A bacia do Guadiana (Ilustração 14) apresenta uma forma comprida e estreita, de direcção geral E-W em Espanha e direcção N-S em Portugal. 



Figura 18- Bacia do Guadiana


Sem comentários:

Enviar um comentário