- A qualidade da água é um conjunto de características físicas, químicas e biológicas que apresenta, de acordo com o a sua utilização. Os padrões de classificação mais usados pretendem classificar a água de acordo com a sua potabilidade, a segurança que apresenta para o ser humano e para a preservação dos ecossistemas.
- Assim, de acordo com a sua utilização, existe um conjunto de critérios e normas para a qualidade da água, que variam com a sua finalidade, seja ela consumo humano, uso industrial ou agrícola, lazer ou manutenção do equilíbrio ambiental.
Bom estado ecológico
- Para as águas de superfície o bom estado é definido pelo bom estado ecológico e pelo bom estado químico
- O estado ecológico de uma massa de água de superfície de um dado tipo é definido principalmente pelo desvio entre as características dos:
- Elementos biológicos (desvio perante as condições de referência do fitoplâncton, fitobentos - diatomáceas -, macrófitos, invertebrados bentónicos e peixes);
- Parâmetros físico-químicos (temperatura, oxigénio dissolvido, nutrientes, etc.);
- Características hidromorfológicas (vegetação ribeirinha, caudal, profundidade do rio, etc.).
Bom estado químico
- Se as concentrações das substâncias prioritárias (e.g. metais pesados, hidrocarbonetos persistentes e alguns pesticidas) ou outras substâncias perigosas com normas de qualidade definidas a nível comunitário não excederem os limites estabelecidos.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário