sexta-feira, 11 de março de 2016

Condições Físico-químicas Gerais dos Rios do sul de Média-grande Dimensão


  •   A qualidade das águas é representada por características, geralmente mensuráveis, de natureza química, física e biológica. Por ser um recurso comum a todos, foram instituídas restrições legais de uso para a sua proteção. 

  •   Desta forma, as características físicas e químicas da água devem ser mantidas dentro de certos limites, os quais são representados por padrões, valores orientadores da qualidade de água. A saúde ambiental de um corpo de água é afetada por ações antrópicas, incluindo: lançamento de esgotos domésticos, compostos tóxicos oriundos de pesticidas utilizados na agricultura e no reflorestamento, e águas contaminadas por xenobióticos, compostos orgânicos resistentes e traços de produtos farmacêuticos.

  •   Todos esses fatores induzem à degradação da qualidade da água, à perda de diversidade biológica e ao desperdício de recursos hídricos. Os aspetos mais graves dos poluentes referem-se às substâncias potencialmente tóxicas, oriundas de processos industriais, que contaminam os corpos hídricos em limites maiores que a sua resiliência. A poluição nos rios resulta em sérios problemas de qualidade da água, que demandam investigações e investimentos para sua recuperação.
Tabela 1- Parâmetros analisados

Tabela 1 - Classificação do IQA


Sem comentários:

Enviar um comentário