terça-feira, 15 de março de 2016

O ciclo hidrológico


 Figura 16 – Esquema do Ciclo Hidrológico

 O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. 
1º - O calor expelido pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenómeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.

2º - O vapor da água acumula-se na atmosfera, arrefece, e condensa-se na forma de gotas, que formam as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para o seu estado líquido, ou seja as nuvens.


3º - Com muita água condensada na atmosfera, inicia-se o processo de Precipitação, onde as gotas suspensas no ar tornam-se pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.

4º - Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os aquíferos.


5º - Parte da água que se infiltra no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la é devolvida à atmosfera por meio do processo de Transpiração.


6º - Por fim a água também pode evaporar ou escoar sobre o solo e abastecer os rios, que desaguam em mares e oceanos, onde todo o processo do ciclo da água volta a iniciar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário